segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Inflação em alta - preocupação e Sinal vermelho ao novo governo

Inflação em alta, torna-se um

problema a ser enfrentado agora, e sem demora. Com inflação em alta o patrimônio conseguido no ultimos será destruído. Várias são as causas, mas alimentos lideram esse aumento.


IBGE registra maior inflação dos últimos 5 anos

IPCA acumulado no semestre é o maior em 5 anos, diz o IBGE ITEM “carne” ficou na liderança com 6,91%, segundo IBGE

Foto: GterraA carne teve a maior alta no semestre
A carne teve a maior alta no semestre
A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acumulou alta de 3,64% no primeiro semestre de 2008, equivalente ao maior patamar já verificado para o período desde 2003, quando o indicador acumulou aumento de 6,64%, segundo informou ontem o IBGE.


Em junho, o IBGE informa que o IPCA teve alta de 0,74%, inferior aos 0,79% apresentados em maio, mas bem acima dos 0,28% obtidos em junho de 2007. Analistasconsultados pela Reuters esperavam uma alta de 0,8% para o IPCA em junho, de acordo com a média e a mediana dos prognósticos de 37 instituições financeiras.


Nos últimos 12 meses, o indicador oficial de inflação do país acumula elevação de 6,06%, superior aos 5,58% verificados nos 12 meses imediatamente anteriores.


Mais uma vez, o grupo alimentos puxou a alta do indicador e contribuiu com 0,47 ponto percentual e foi responsável por 63% do aumento do IPCA no mês passado.


O segmento de alimentos e bebidas registrou elevação de 2,11% em junho, contra 1,95% de maio. Entre os destaques, ficou o arroz com feijão, já que o consumidor teve que pagar, em junho, 9,90% a mais pelo quilo do arroz, que só nos seis primeiros meses de 2008 acumula alta nos preços de 38,21%.


Para adquirir o quilo do feijão preto no mês passado, o comprador teve de dispensar 7,54% a mais, enquanto para o tipo carioca o valor ficou 15,55% mais caro.


Mas considerando o peso individual, o item carnes ficou na liderança, com aumento de 6,91% no preço e contribuição de 0,14 ponto percentual no índice.


Por outro lado, no grupo alimentos também houve algumas quedas, como é o caso do óleo de soja (-2,76%) e frutas (-1,96%).
Segundo o IBGE, o aumento nos preços dos alimentos atingiu todas as regiões pesquisadas no IPCA. Com a elevação de junho, o grupo já acumula alta de 8,64% em junho, contra 3,93% vistos em igual período de 2007.


Em junho, os produtos não-alimenticios registraram aumento nos preços de 0,34, percentual inferior aos 0,46% apresentados em maio. No acumulado do primeiro semestre, este segmento tem alta de 2,26%, contra 1,60% apresentados em igual época de 2007.


O IPCA é o índice oficial de preços, usado pelo governo para definir sua meta anual de inflação, que em 2008 e 2009 é de 4,5% ao ano, sendo tolerados dois pontos percentuais para cima ou para baixo.



Entenda IPCA e calcule inflação acumulada
O IPCA, medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.


Calcule aqui a inflação acumulada do IPCA:


Como é calculado o IPCA? O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.


São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.


O IPCA mede a inflação para que parcela da população


O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.


Para que é usado o IPCA - É utilizado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do país. O governo usa o IPCA como referência para verificar se a meta estabelecida para a inflação está sendo cumprida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário