terça-feira, 23 de novembro de 2010

TSLP Informações básicas




TSLP (Thimic stromal lymphopoietin)


TSLP é uma citocina derivada de célula epitelial identificada inicialmente, em modelo murino, no ano de 1994 como um fator bioativo secretado no sobrenadante de células da linhagem tímica (FRIEND et al, 1994). Expressa na pele, intestino, pulmão e timo, a TSLP parece ser a principal reguladora da resposta Th2 assim como responsável pela diferenciação de células T regulatórias (Treg) através da modulação da atividade de células dendríticas (DCs) ainda no timo (WATANABE et al, 2005).
Ausente na pele normal, a expressão de TSLP é restrita a queratinócitos da camada suprabasal da epiderme; já seu receptor (TSLPR) tem sido detectado em diversas células imunes, como as DCs.
Apesar de não agir em células T CD4+ de memória, estudos mostram que essa citocina age diretamente em células naive e aumentam a proliferação de célula T CD4+ naive e seu desenvolvimento em células T de memória em resposta a antígenos (AL-SHAMI et al, 2005), como também atuam em células T CD4+ ativadas. Em se tratando de Treg, a TSLP estaria envolvida em sua diferenciação de forma DCs-dependente (WATANABE et al, 2005), porém, outros estudos mostram divergências assim como na relação da TSLP com linfócitos B, mostrando a necessidade de mais estudos sobre esta molécula.
Através de sua ação em células inatas, TSLP induz a produção de citocinas Th2 e pró-inflamatórias para iniciar uma fase inata de resposta inflamatória à alergias ou agravar reações alérgicas na ausência de linfócitos T e IgE (YOO et al, 2005). Portanto, a TSLP está muito envolvida em doenças como a dermatite atópica, asma e outras doenças auto-imunes, sendo alvo de muitos estudos terapêuticos.


TSLP expression in epidermis of skin from patients with atopic dermatitis but not from healthy control. (A) No detectable TSLP expression (no red staining). in epidermis from skin of health control. (B) High expression of TSLP (red staining) in epidermis from skin lesion of atopic dermatitis. Adapted from Adv Immunol. 2009; 101:1-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário