segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ganhador do Nobel morre pouco antes do anuncio que recebera o prêmio


Comitê do Nobel decide manter prêmio a cientista morto
Ralph Steinman morreu em 30 de setembro.

Organizadores da premiação só souberam da morte 3 horas após anúncio.

Steinman foi mantido como um dos premiados do
Nobel de medicina de 2011. (Foto: France Presse)
A Fundação Nobel decidiu manter a escolha do canadense Ralph Steinman como um dos premiados deste ano na categoria medicina, mesmo após a notícia da morte do cientista - que ocorreu no dia 30 de setembro.
Os premiados foram revelados às 6h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (3), mas o comitê só ficou sabendo do falecimento de Steinman três horas depois.
A situação foi "única e sem precedentes na história do prêmio Nobel", segundo nota da fundação.
A entidade sempre deixou claro que uma das principais regras do prêmio era não agraciar ninguém após a morte. De acordo com o regulamento do Nobel, uma pessoa morta pode ser considerada ganhadora do prêmio apenas se a morte acontecer entre o anúncio e a entrega do prêmio (que tradicionalmente ocorre alguns dias depois).
Mas uma exceção foi feita para o caso de Steinman. Para o comitê, o anúncio do prêmio foi feito "em boa fé" e os organizadores julgavam que o canadense estivesse vivo.
O dinheiro que seria dado a Steinman como prêmio - 10 milhões de coroas suecas ou R$ 2,7 milhões - deverá ir para o patrimônio da família do cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário