Assuntos Internacionais
Programa Ciência sem Fronteiras na UFBA
Programa da CAPES: Graduação Sanduíche nos EUA
Prezados Docentes e Estudantes,
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou a primeira chamada pública no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras: Chamada Pública 01/2011 - Graduação Sanduíche nos EUA.
Nesta primeira chamada, as bolsas serão disponibilizadas na modalidade graduação-sanduíche nos Estados Unidos da América (EUA). A ida dos estudantes terá início a partir de janeiro de 2012. A chamada pública propicia que as instituições de ensino superior brasileiras (IES) selecionem estudantes brasileiros de graduação em áreas de estudo e trabalho de interesse para o Brasil, por meio da realização de disciplinas ou de estágio em instituições norte-americanas.
Os alunos participantes receberão uma bolsa de estudos pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o traslado Brasil/EUA/Brasil.
Para se inscrever, os candidatos devem ter, entre outros requisitos: nacionalidade brasileira; apresentar bom rendimento acadêmico; ter concluído, no mínimo, 50% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos; e ter obtido nota mínima de 79 pontos no exame TOEFL/IBT Test. Os candidatos poderão encaminhar comprovantes de inscrição para realização do TOEFL agendados até 10 de outubro.
Para realizar a inscrição, os alunos devem acessar o site da CAPES: http://www.capes.gov.br/cienciasemfronteiras/html/graduacao.html. Atenção especial deve ser dada para os temas e áreas de interesse priorizadas pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Serão aceitos, além do TOEFL IBT com nota mínima de 79 pontos, também os testes de proficiência TOEFL Paper Based com nota mínima de 550 pontos e IELTS com nota mínima igual a 6.0.
Além dos critérios do programa Ciência sem Fronteiras, os estudantes devem atender também ao que dispõe o Regulamento do Ensino de Graduação da UFBA (disponível em http://www.ufba.br/legislacao), com atenção especial à Seção III: Da Matrícula Decorrente de Convênio, Intercâmbio ou Acordo Cultural (Artigo 15 a Artigo 21 do REG).
Caberá à CAPES implementar as propostas das IES, respeitadas as disponibilidades orçamentária e de absorção dos alunos pelas universidades norte-americanas.
O contato com a Capes deverá ser realizado pelo endereço eletrônico graduacaosemfronteiras.usa@capes.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário