Para muitos nacionalistas de plantão no governo e fora dele, a Petrobras é um orgulho nacional, mas será que o povo brasileiro tem mesmo os benefícios de ter uma empresa tão lucrativa. De onde vem tanto lucro. A Petrobras domina o mercado brasileiro de combustíveis, do álcool, gasolina e diesel, ainda tem a maior distribuidora. A Petrobras tem uma interface no poder instalado, contribui com campanhas eleitorais, alberga indicações politicas, domina o patrocinio de festas como o carnaval em Salvador e festas de São João pelo interior.
Afinal, o povo brasileiro tem sido enganado ou não? pois
considere os ARGUMENTOS abaixo
a) O Brasil é auto suficiente em petróleo
b) O Brasil tem as maiores reservas do mundo, se incluirmos a Presal
Mas por outro lado temos o preço do combustível, nas bombas mais altos do mundo.
Se considerarmos o preço da gasolina comum hoje nas bombas de Salvador é de U$ 1,80 o litro. Nos Estados a média é de U$ 1,00. Mas esse preço cai para US 0,30 ou menos nos países produtores de petróleo.
Afinal é bom para o povo brasileiro morar em um país que tem reservas suficientes e até para exportar petróleo, mas ter o preço da gasolina nas bombas nos níveis igual ou maior que países que não produzem? Ter uma empresa da qual se orgulham, mas ao final nos trata como estrangeiros? Ter uma empresa que domina e se auto financia, de subsídios de empréstimos do governamentais através de bancos oficiais e dita os preços no mercado interno?
Acorda Brasil, é hora de discutir esses temas
Ter o banco mais lucrativo do mundo e ser denominado banco do Brasil, ter empresas estatais e semi estatais mais lucrativas do mundo e ter a terminação BRAS.
DE ONDE VEM ESSE LUCRO????
É hora de um debate para onde vamos, se assumimos o capitalismo na sua essência de mercado ou continuarmos sendo explorados pelo socialismo marron que acumula o lucro para alguns e socializa os prejuizos.
Veja as manchetes sobre a PETROBRAS
Presidente da Petrobras reafirma possibilidade de aumento na gasolina
Gabrielli disse que alta pode ocorrer caso preço do petróleo continue igual. 'Se ficar nesse nível que está hoje, vai ter que alterar', disse
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, não descartou um aumento no preço da gasolina caso o preço do petróleo se mantenha alto. Ele acompanha a presidente Dilma Rousseff em visita à China. "Se ele ficar nesse nível que ele está hoje, estável nesse nível, você vai ter que alterar porque nós estávamos trabalhando com US$ 65, US$ 85 dólares [por barril]", disse.Foto: Reprodução/Tv Globo
Petrobras fechou 2010 com lucro líquido de 21,120 bilhões de dólares (Vanderlei Almeida/AFP)
Além da Petrobras, o estudo realizado com empresas de capital aberto da América Latina e dos Estados Unidos possui apenas mais uma empresa cuja sede não fica nos EUA entre as 20 primeiras colocadas: a também brasileira Vale
A Petrobras tornou-se a segunda companhia mais lucrativa das Américas, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela consultoria Economatica, com base em dados de 2010. Com lucro líquido de 21,120 bilhões de dólares no ano passado, a estatal de petróleo ficou atrás apenas da norte-americana Exxon Mobil, cujo lucro alcançou 30,460 bilhões de dólares no período. Líder do ranking em 2009, após uma manobra contábil que alavancou o resultado anual, a General Motors (GM) caiu para a 33ª posição no ranking atual.
Além da Petrobras, o estudo realizado com empresas de capital aberto da América Latina e dos Estados Unidos possui apenas mais uma empresa cuja sede não está em território norte-americano entre as 20 primeiras colocadas: a também brasileira Vale. A mineradora, que em 2009 ocupava a 27ª posição do ranking, encerrou o ano passado na sexta posição entre as empresas mais lucrativas, com resultado líquido de 18,047 bilhões de dólares. Com o salto, a mineradora deixa para trás empresas do porte de JP Morgan Chase (sétima posição), Apple (oitava) e Walmart (nona), entre outras. O ranking das dez empresas mais lucrativas de 2010 é composto ainda por Microsoft (terceira), AT&T (quarta), Chevron Texaco (quinta) e IBM (décima).
A pesquisa considerou o resultado de 2 107 companhias de diversos setores. Na lista das vinte empresas mais lucrativas, os destaques são os setores de Eletroeletrônicos e Petróleo e Gás, com cinco e quatro indicações, respectivamente.
Rentabilidade – Além da lucratividade, a Economatica também analisou a rentabilidade das companhias. O indicador – medido pela rentabilidade sobre o patrimônio (ROE, na sigla em inglês) – colocou as empresas do setor de eletroeletrônicos no topo da lista. A liderança ficou com a IBM, com ROE de 64,94%. Apple e Intel também se destacaram, aparecendo entre as seis primeiras do ranking.
Na lista, destaque para a Vale, cujo ROE foi de 28,93% no ano passado. A mineradora, neste item, superou a Petrobras (ROE de 15,10%). A Vale ocupou a quinta posição do ranking em 2010, enquanto a petrolífera brasileira ficou apenas com a 15ª posição. Novamente, as duas companhias nacionais foram as únicas empresas latinas entre as 20 maiores na área analisada.
No último dia 6, o presidente da Petrobras afirmou que há a possibilidade de aumento. No mesmo dia, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que a gasolina vá subir. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já afirmou que o governo, controlador da Petrobras, resistirá ao aumento até quando for suportável.
Dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de março mostravam que abastecer com etanol era vantajoso apenas nos postos de combustíveis de Mato Grosso, naquele momento. As informações são do G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário