quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Antes das eleições é bom olhar os sites abaixo







http://www.transparencia.org.br/index.html

Muitos dos projetos da Transparência Brasil baseiam-se no incremento do acesso a informação. As ferramentas abaixo ajudam cidadãos, a imprensa, ONGs, organismos acadêmicos e órgãos de controle do Estado a exercerem o monitoramento das instituições. Clique na área de cada um para visitar e usar.


Históricos dos parlamentares brasileiros. Processos na Justiça, como gastam o dinheiro que recebem, quem financiou suas campanhas eleitorais e muito mais.

Deu no Jornal - O único banco de dados existente no Brasil com noticiário sobre corrupção publicado pela imprensa de todos os estados. Mapas de relacionamentos, estatísticas e análises.

Às Claras - Mapa do financiamento eleitoral no Brasil. Quem financia quem nas eleições.

Monitoramento do desempenho dos ministros do STF. Quanto tempo eles demoram para resolver processos e como se comparam entre si.

Assistente de Licitações - Use esta ferramenta para resolver dúvidas e verificar se um edital de licitação obedece à lei. Voltado para administradores públicos, advogados e jornalistas. Emita relatórios de conformidade.

Licitações municipais de Santa Catarina - Todas as licitações realizadas pelos 293 municípios de Santa Catarina desde 1997, com análises de competitividade, preços unitários e mais.
ASSOCIE-SE À TBRASIL.
Como montar uma organização em sua cidade.
Diga Não à Corrupção.
Banners
Clique para receber os boletins da TBrasil.
Conformidade do país à Convenção da OCDE. Aqui a versão em inglês.
Relatório sobre o Brasil no Global Integrity Report.
Pesquisa de compra de votos nas eleições de 2006.
Documentos emitidos pela Transparência Brasil anteriormente a 31 de julho de 2007 indicam que a entidade era associada à Transparency International. Naquela data, a Transparência Brasil decidiu descontinuar a associação.

Autodoações eleitorais de parlamentares levantam dúvidas
Dos 2.368 parlamentares em exercício nas 55 principais Casas legislativas brasileiras, 1.608 são candidatos na eleições deste ano.
São 50 senadores, 479 deputados federais, 991 deputados estaduais ou distritais (do DF) e 284 vereadores de capitais.
Desses, 39 afirmaram ter doado a suas próprias campanhas mais do que o patrimônio que declararam possuir.
Muitos outros fizeram autodoações eleitorais que correspondem a mais de 30% de seus bens.
As análises decorrem dos dados recolhidos no projeto Excelências, da Transparência Brasil, o mais completo repositório de informações sobre políticos existente no país.
É responsabilidade do Ministério Público Eleitoral e da Receita Federal examinar todos os casos de candidatos que fazem doações eleitorais incompatíveis com outras informações que prestam.
Veja quem são esses políticos no relatório completo, aqui.

Mapa de riscos de corrupção

Já se encontra disponível para baixar (aqui) o manual de aplicação da metodologia de levantamento do mapa de riscos de corrupção em instituições públicas, preparado pela Transparência Brasil no âmbito de parceria com a Controladoria-Geral da União. A metodologia foi concebida para permitir a auto-aplicação pelos servidores dos órgãos públicos. Trata-se de um instrumento auxiliar na prevenção à corrupção.

FICHA LIMPA

http://www.fichalimpa.org.br/index.php

VOTO CONSCIENTE

http://www.votoconsciente.org.br/site/

- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário